Fim da votação

Com quase 69% dos votos, Juliane Korb é eleita a nova presidente da OAB em Santa Maria

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A chapa liderada pela candidata a presidente Juliane Müller Korb venceu a eleição para o triênio 2022/2024 da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Maria. A votação, que ocorreu de forma hibrida nesta segunda-feira, contou com 1.692 votos. Encabeçada por Korb, a chapa 10, denominada "OAB com você", recebeu 1.070 votos - quase 69% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou a chapa 11 (A OAB para a advogacia), comandada por Rony Pillar Cavalli, que conquistou 481 eleitores. 

Votação para a Consulta Popular começa nesta segunda-feira

Cerca de 3,3 mil eleitores poderiam votar presencialmente em seção eleitoral ou de forma online, utilizando smartphone, computador ou tablet. Essa foi a primeira vez que a OAB permitiu que fosse realizada uma eleição pela internet. Atualmente, Korb é vice-presidentes na atual gestão, comandada pelo advogado Péricles Lamartine. 

RETROSPECTIVA

No final de outubro, os advogados Juliane Korb e Leonardo Santiago (chapa 10) e Rony Cavalli e Gustavo Moreira (chapa 11) participaram do programa CDN Entrevista apresentando as primeiras propostas de cada chapa para subseção da OAB, no município de Santa Maria. Eles também estiveram frente a frente no último sábado, no Sala de Debate especial, mediado pelo diretor jurídico do Diário, o advogado Ricardo Jobim. Na oportunidade, os advogados tiveram uma hora e meia para apresentar suas propostas antes do pleito, além de responder a perguntas temáticas e livres. A atuação da OAB na pandemia, orçamento e transparência, fiscalização do exercício profissional, entre outros assuntos, foram abordados nesse último encontro.

Nos debates, Korb argumentou sobre uma classe sem divisão entre os advogados e com maior participação feminina em locais de poder. Já Rony defendeu a alternância de poder como "pulmão da democracia", classificando a troca de diretoria como não apenas uma renovação de ideias, mas a possibilidade de fiscalizar antigos problemas enfrentados pela classe. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prédio da boate Kiss, que dará lugar a memorial, não tem previsão para ser demolido Anterior

Prédio da boate Kiss, que dará lugar a memorial, não tem previsão para ser demolido

Relatos da Kiss: médico conta como foi viver o pior plantão da carreira Próximo

Relatos da Kiss: médico conta como foi viver o pior plantão da carreira

Geral